sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um excelente método para se ter uma oração com mais frutos

Por Santo Inácio de Loyola



Antes de começar a oração é importante marcar um tempo para realizá-la. Não exagere. Comece com o tempo que você acha que dá para cumprir e vá aumentando à medida que puder.


O tempo ideal seria uma hora por dia, mas o mais importante é a busca sincera de encontrar a Deus. Começe com uns 10 a 15 minutos diários e depois, conforme for sentindo a necessidade vá, aos poucos e sem pressa, aumentando esse tempo.


Apresentamos os passos para rezar segundo Santo Inácio nos Exercícios Espirituais:


1. O Lugar da Oração

Procure um lugar tranquilo que favoreça a oração. Dê preferência um ambiente silencioso, onde você fique sozinho e se sinta bem.

Encontre uma posição relaxante e favorável que mais o ajude a rezar. Santo Inácio aconselha a fazer sempre o que mais ajuda. Se por exemplo ouvir uma música instrumental ajudar a entrar em clima de oração, faça isso.



2. A Presença de Deus

Aos poucos vá acalmando-se, fazendo silêncio interior e vá tentando perceber a presença de Deus ao seu redor e dentro de si mesmo, com confiança. Deixe brotar no seu coração o desejo de estar com Deus e ser íntimo dele.

Faça uma oração espontânea louvando e agradecendo a Deus por este momento de intimidade e amor; peça que Ele oriente sua oração e se entregue inteiramente em seus braços.

Se tiver dificuldades para fazer orações espontâneas, você pode começar rezando um salmo (o Sal-mo 138, por exemplo), lendo uma oração pronta ou cantando alguma música que dê sentido ao momento.

Se lhe ajudar, você pode rezar a oração de Santo Inácio neste momento inicial de abertura a Deus:

"Tomai, Senhor e recebei toda minha liberdade, minha memória, meu entendimento e toda minha vontade. Tudo que tenho e possuo Vós me deste, e a Vós Senhor vos devolvo. Todo é vosso; dispõe de tudo segundo vossa vontade. Dai-me vosso amor e vossa graça, que isto me basta sem que te peça outra coisa.Dai-me vosso Amor e Graça, que elas me bastam."

Lembre-se do princípio inaciano de fazer sempre o que mais lhe ajuda a atingir o objetivo que você se propõe.

Na metodologia dos Exercícios Espirituais toda oração tem uma graça específica a ser alcançada, ou seja, um objetivo a ser atingido. Durante este período de oração inicial peça a Deus essa graça. Por exemplo, você pode pedir a graça de não ser surdo aos apelos de Deus ou de vivenciar uma intimi-dade sempre maior com ele, etc.



3. O Texto Bíblico

Os Exercicios Espirituais são fundamentados na Palavra de Deus, por isso a meditação ou a con-templação de um texto bíblico durante esse momento de oração é muito importante.

Não precisa tomar muitos textos, as vezes basta apenas um versículo ou uma palavra, pois segundo Inácio:

"Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente"(EE 2).

Procure trazer o texto para sua vida cotidiana. Lembre-se que a oração é diálogo com Deus e que muitas vezes é melhor deixar Deus falar, tentar perceber os apelos que o Espírito Santo nos faz a-través de sua Palavra.

O que mais lhe chamou a atenção ao ler a Palavra de Deus, um versículo, uma palavra, a atitude de algum personagem?



4. Dialogo (colóquio) com Deus

Neste momento é hora de conversar com Deus sobre aquilo que a meditação/contemplação do texto causou em você.

Seja sincero e deixe o coração falar com Deus de maneira simples, sem se preocupar com muitas palavras.

É momento de falar, escutar, louvar, pedir, perguntar, silenciar, escutar e sentir.

Preste atenção nos sentimentos que brotam internamente: alegria, tristeza, paz, inquietação, espe-rança, medo, dúvida, confiança, angústia, etc.

Termine este momento agradecendo a Deus e pedindo forças para continuar sua caminhada dentro de seu plano de amor.

Dependendo da graça que você pediu ou do que vem experimentando na oração, reze o "Pai Nosso", "Alma de Cristo" ou "Ave Maria".



5. Anotando a Experiência

Procure lembrar e registrar brevemente por escrito tudo o que foi relevante na oração, por exemplo, como você estava antes da oração e como você está agora, os sentimentos (agradáveis ou não) que brotaram em você, um trecho do texto bíblico, lembranças da sua própria vida, os apelos e resistên-cias, etc.

Estas anotações são de grande valor para sua caminhada, portanto não deixe de fazê-las, pois você poderá partilhà-las com seu diretor espiritual, se achar necessário.





Créditos ao excelente blog 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!