sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O pequeno número dos que são salvos - Parte 1


O pequeno número dos que são salvos
por São Leonardo de Porto Maurício


São Leonardo de Porto Maurício era um frade franciscano muito santo, que viveu no mosteiro de São Boaventura, em Roma. Ele foi um dos maiores missionários na história da Igreja. Ele costumava pregar para milhares de pessoas na praça de cada cidade e pequeno povoado, onde as igrejas não comportavam a quantidade de seus ouvintes. Tão brilhante e santa era a sua eloquência que uma vez quando ele estava em uma missão de duas semanas em Roma, o Papa e o Colégio dos Cardeais foram ouvi-lo. A Imaculada Conceição da Santíssima Virgem, a adoração do Santíssimo Sacramento e a veneração do Sagrado Coração de Jesus foram suas cruzadas. Ele foi um dos grandes responsáveis pela definição do conceito da Imaculada Conceição que somente apareceu pouco mais de cem anos após sua morte. Ele também nos deu o louvor Divino, que se diz no final da Bênção. Mas o trabalho mais famoso de São Leonardo foi sua devoção à Via Sacra. Ele teve uma morte santa em seu septuagésimo quinto ano, após 24 anos de pregação contínua.

Um dos sermões mais famosos de São Leonardo de Porto Maurício era "O pequeno número dos que são salvos." Foi o que ele empregou para a conversão de grandes pecadores. Este sermão, como seus outros escritos, foi submetido a exame canônico durante o processo de canonização. Nele, ele analisa os vários estados de vida dos cristãos e conclui com o pequeno número daqueles que são salvos, em relação à totalidade.

O leitor que meditar sobre este texto notável irá captar a solidez da sua argumentação, o que lhe conferiu a aprovação da Igreja. Aqui está o sermão vibrante e comovente do grande missionário.

Introdução

Graças a Deus, o número de discípulos do Redentor não é tão pequeno que a maldade dos escribas e fariseus seja capaz de triunfar sobre eles. Embora eles se esforcem para caluniar a inocência e para enganar a multidão com seus sofismas traiçoeiros por desacreditar a doutrina e o caráter de nosso Senhor, achando manchas mesmo sob o sol, muitos ainda o reconhecem como o verdadeiro Messias, e, sem medo de quaisquer castigos ou ameaças, aderem abertamente a sua causa. Será que todos aqueles que seguem a Cristo O seguirão até a glória? Oh, aqui é onde eu reverencio o mistério profundo, e em silêncio adoro os abismos dos decretos divinos, ao invés de, precipitadamente, decidir sobre um ponto tão importante! O assunto que será tratado hoje é muito grave; tem causado até mesmo tremores nos pilares da Igreja, encheu os maiores Santos com de terror e povoou os desertos com eremitas. O objetivo desta preleção é para decidir se o número de cristãos que são salvos é maior ou menor do que o número de cristãos que são condenados; ela irá, espero, produzir em você um medo salutar dos juízos de Deus.

Irmãos, por causa do amor que tenho por vocês, eu desejaria ser capaz de tranquilizá-los com a perspectiva da felicidade eterna, dizendo a cada um de vocês: Você vai para o paraíso; o maior número de cristãos é salvos, então você também será salvo. Mas como posso lhe dar essa garantia doce se você se revolta contra os decretos de Deus como se você fosse o seu pior inimigo? Observo em Deus um sincero desejo de salvá-lo, mas vejo em você uma inclinação decidida de ser condenado. Então o que eu faço hoje se falar claramente? Eu serei desagradável para você. Mas se eu não falo, eu serei desagradável para Deus.

Por isso, vou dividir esta preleção em dois pontos. No primeiro, para enchê-lo de medo, eu deixarei os teólogos e Padres da Igreja decidirem e declarar que o maior número de cristãos adultos são condenados, e, em adoração silenciosa desse terrível mistério, vou guardar meus sentimentos para mim mesmo. No segundo ponto tentarei defender a bondade de Deus versus a maldade, provando-lhe que aqueles que são condenados o são por sua própria maldade, porque queriam ser condenados. Então, aqui estão duas verdades muito importantes. Se a primeira verdade assusta você, não aponte-a contra mim, como se eu quisesse fazer o caminho do céu mais estreito para você, pois eu quero ser neutro nesta matéria; mas sim, aponte-a contra os teólogos e Padres da Igreja, que vão gravar esta verdade em seu coração pela força da razão. Se você ficar desiludido com a segunda verdade, dê graças a Deus por ela, pois Ele quer apenas uma coisa: que você dê o seu coração totalmente a Ele. Finalmente, se você obrigar-me a dizer-lhe claramente o que penso, vou fazê-lo para a sua consolação.

Download do texto completo link abaixo:

Media Fire (Não precisa se cadastrar para baixar o arquivo)

http://www.mediafire.com/view/?hcu3ppe3th5uiaw

Um comentário:

SEJA UM BENFEITOR!