quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pureza: Encanto e Formosura

Pequeno artigo sobre a pureza



É puro o lírio, pura a açucena porque são brancos, sem mancha alguma. É pura uma moça que tem a alma branca e o corpo sem mácula. Ser pura é não admitir profanações no corpo, templo de Deus.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?" (I Coríntios 6, 19)
As almas virgens são as delícias de Jesus. No céu está rodeado dum coro de virgens que Lhe cantam um hino que ninguém mais pode cantar. E tu não queres guarda o teu coração puro para dar gosto a Jesus? Não queres gozar da ternura especial que a Mãe de Deus reserva para as almas puras? Não queres ser irmã predileta dos Anjos e dos Santos? Não quer ser venerada pelos próprios homens, que, no fim de contas, desprezam a leviandade e a impureza?

castidade será a tua alegria. Dar-te-á sossego e paz.
O teu coração sentir-se-á satisfeito. No teu rosto brilhará a candura e a felicidade. Serás um anjo, feliz neste mundo e feliz sobretudo no outro. É a promessa de Jesus:

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! (São Mateus 5,8)

E a impureza, que dá? A ruína do corpo e a ruína da alma: remorso, vergonha, desonra e quantas vezes, a doença, a morte e o inferno.

"A maior parte das almas vai para o inferno por pecados impuros. Não duvido até afirmar que todos os que se condenam vão para o inferno ou só por este pecado ou pelo menos com este pecado também". (S. Afonso Maria de Ligório)



Queres ser pura? Com a graça de Deus podes sê-la. Basta querer e lutar.

As tentações são muitas? É verdade. Mas a graça dar-te-há força para combater, resistir e vencer. Oxalá não tenha havido manchas na tua vida. Se alguma coisa tiveres a reparar, é sempre tempo de lhe por remédio generoso e enérgico.

Olha para teu futuro. Virás a ser um dia mãe de família? O melhor presente que podes levar para esse estado é a tua inocência. Terás uma vocação mais alta: a virgindade consagrada a Deus na vida religiosa ou mesmo no mundo? Exulta de alegria... O teu Céu começou já na terra.

Ninguém melhor que o Espírito Santo saberá apreciar o valor da castidade. Ora,
Ele diz: "Tudo o que se estima não pode ser comparado com uma alma continente" (Ecli 26, 20)


A castidade segundo os SANTOS:

Santo Efrém chama a castidade de "a vida do espírito";
São Pedro Damião: "a rainha das virtudes"; 

São Cipriano diz que, por meio dela, se alcançam os São Cipriano diz que, por meio dela, se alcançam os triunfos mais esplêndidos. 

São Bernardo: "O homem casto difere do anjo não em razão da virtude, mas da bem-aventurança; se a

castidade do anjo é mais ditosa, a do homem é mais intrépida";
São Basílio:"A castidade torna o 
homem semelhante ao próprio Deus, que é um puro espírito";
Santo Atanásio: "Ó santa pureza, és o templo do Espírito Santo, a vida dos Anjos e a coroa dos 

Santos!".  


Salve Maria Puríssima.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!