terça-feira, 7 de julho de 2015

Do levantar e do deitar

"Embora a boa educação não tenha regras no que se refere ao tempo em que se deve estar deitado e em que se deve levantar, é conveniente levantar-se desde o amanhecer, porque, além de ser um defeito o dormir demais, é uma coisa vergonhosa e insuportável, diz Santo Ambrósio, que o sol levante nos encontre na cama. Também é mudar e inverter a ordem da natureza fazer do dia a noite e da noite o dia, como fazem alguns. É o demônio que leva a agir assim: como ele sabe que as trevas dão ocasião ao pecado, é fácil que façamos nossas ações durante a noite. Sigamos antes o conselho de São Paulo. Deixemos - diz ele - as obras das trevas e caminhemos, isto é, trabalhemos com bons modos, como se deve fazer durante o dia. Para isto sirvamo-nos das armas da luz, demos a noite ao sono, e empreguemos o dia para fazer todas as nossas ações. Certamente teríamos vergonha e confusão fazer em pleno sol as obras de trevas, e misturar em nossas ações alguma coisa de desregrado, quando não podemos ser vistos. Portanto é completamente contrário à boa educação, conforme São Paulo nos insinua, deitar-se como fazem algumas pessoas, no começo do dia e levantar-se pelo meio-dia. 

É muito conveniente tanto para a saúde como para o bem da alma, não se deitar mais tarde do que às dez horas e não se levantar mais tarde do seis horas da manhã. Deve-se então dizer a si mesmo estas palavras de São Paulo, e advertir os que são retidos na cama pela preguiça: Chegou a hora de despertar de nosso sono; a noite passou, e o dia está adiantado, a fim de poder depois dirigir a Deus estas palavras do Profeta Rei: Ó meu Deus, tu és o meu Deus, desde a aurora te procuro. Não é próprio de uma pessoa honesta fazer-se chamar várias vezes para se levantar, nem hesitar durante muito tempo para o fazer. Portanto, assim que se desperta, deve-se levantar imediatamente, etc. (...) 

Portanto, assim que se desperta, é preciso levantar-se prontamente e fazê-lo com tanta circunspeção que nenhuma parte do corpo apareça nua mesmo que se estivesse sozinho no quarto. O amor que se deve ter à pureza, bem como a honestidade devem levar os que são casados a não permitir que alguma pessoa de sexo diferente entre no quarto em que dormem, até estarem completamente vestidos e a cama arrumada. Por isso é conveniente que tranquem a porta de seu lado quando estão dentro. (...)

A boa educação requer que a pessoa se deite ordinariamente, no mais tardar, cerca de duas horas depois do jantar. As crianças não devem ir dormir antes de terem ido saudar seu pai e sua mãe e sem lhes desejar Boa Noite. Este é um dever e um respeito que a natureza quer que lhes seja prestado. Como a pessoa deve levantar-se com muita modéstia e, ao fazê-lo, dar sinais de sua piedade, deve também fazer o mesmo ao se deitar de maneira cristã, isto é deitar-se depois de ter rezado e com toda honestidade possível. Para isso não se despir nem se deitar diante de alguém. De maneira especial, exceto as pessoas casadas, não se deve deitar com pessoa de outro sexo, porque isto é completamente contra o pudor e a honestidade. Ainda menos permitido a pessoas de sexo diferente é deitarem na mesma cama a não ser quando se trata de crianças bem novas. Também é próprio da honestidade que pessoas de mesmo sexo não durmam juntas na mesma cama. É o que São Francisco de Sales recomendava a Madame de Chantal a respeito dos filhos dela, quando ainda estava no mundo, como sendo uma coisa de muita importância, e que ele considerava tanto como prática de boa educação como um princípio de moral e de piedade cristã." 

Fonte: São João Batista de La Salle - As Regras de Cortesia e de civilidade Cristã. Para uso das escolas Cristãs.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!