quarta-feira, 10 de agosto de 2016

EXERCÍCIOS COTIDIANOS PARA INICIAR O DIA, POR SANTO AFONSO DE LIGÓRIO


1. AO LEVANTAR-SE

Pela manhã, apenas acordais, imitai as crianças que, despertando, buscam logo o alimento; levantai para Deus o vosso coração por um ato de amor, oferecei-lhe as ações do dia, e pedi-lhe vos ajude.

Enquanto vos vestis não percais o tempo; empregai-o em recitar alguma oração ou em repetir jaculatórias, por exemplo:

- “Meu Deus, eu vos ofereço tudo quanto fizer e sofrer neste dia. - Meu Jesus, misericórdia! 

- Senhor, ajudai-me sempre; dai-me a graça de fazer a vossa santa vontade.”

- Oferta do dia a Maria:

- “Eu vos ofereço, ó minha terna Mãe, o meu trabalho, minhas penas, o meu espírito e o meu coração; dignai-Vos de acolher esta fraca homenagem do meu respeito e amor para convosco, e oferecei-a a Jesus Cristo, vosso divino Filho e meu Salvador” (S. Estaníslau Kostka).

Apenas acabais de vos vestir, ajoelhai-vos diante do crucifixo e fazei atos ordinários de agradecimento, amor, oferenda de todas as vossas ações e sofrimentos; sobretudo, pedi com fervor a Jesus e Maria o socorro necessário para bem servir a Deus durante o dia que começa.

2. ORAÇOES PARA DE MANHÃ

- “Meu Deus, creio firmemente que estais aqui presente. Adoro a vossa suprema majestade. Amo a vossa bondade infinita sobre todas as coisas. Graças vos dou pelas mercês de que me tendes cumulado até este dia, e em particular por me haverdes conservado a vida durante esta noite. Ofereço-vos todos os meus pensamentos, palavras, ações, afeições e sofrimentos deste dia, em união com os de Jesus, Maria e José, e protesto querer agir unicamente para o vosso agrado e em honra . . .[1].

Desejo, ainda, oferecer todas as indulgências que puder alcançar neste dia em favor das almas do purgatório. Proponho-me também, sobretudo nas contrariedades, conformar-me com a vossa santa vontade, dizendo sempre: 'Senhor, faça-se a vossa vontade!' Ó meu Deus, pelo amor de Jesus Cristo, preservai-me hoje de todo o pecado, principalmente (tal...), e concedei-me a graça de praticar a virtude de . . . (é bom fazer aqui um propósito particular a respeito da falta em que se cai mais vezes, e da virtude que quer praticar).

Ó meu Jesus, pelos vossos méritos, concedei-me a graça de viver unido convosco. Ó Maria, minha Mãe, abençoai-me e recebei-me sob a vossa proteção. Meu bom anjo da guarda, meu(s) santo(s) protetor(es), intercedei por mim. Santos e Santas do paraíso, rogai por mim."

Pai-Nosso, Ave Maria, Creio em Deus Pai...

Doce Coração de Jesus, fazei que eu vos ame cada vez mais.

3. BREVE FÓRMULA DE CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA:

- "Ó Senhora minha, ó minha Mãe! Eu me ofereço todo a vós e em prova da minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser e porque assim sou vosso, ó boa Mãe, guardai-me e defendei-me, como uma coisa e propriedade vossa. Amém (Ind. de 500 dias. I. P. )"

Três Ave Marias em honra da pureza de Maria.”



[1] Domingo, SS. Trindade e nossos Santos padroeiros; Segunda-feira, Espirito Santo; Terça-feira, os Santos Anjos; Quarta-feira, São José; Quinta-feira, o SS. Sacramento; Sexta-feira, a Paixão e o Coração de Jesus; Sábado: Nossa Senhora).


(Fonte: livro “As Mais Belas Orações de Santo Afonso”, traduzidas para o português por por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes/1961, pp. 17/18 – Texto revisto e atualizado por nós)

7 comentários:

  1. A oração ao acordar coloca Deus em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  2. Esse, junto com Ad Majorem Dei Gloria são os melhores blogs católicos!

    ResponderExcluir
  3. Assim seja, Deus Pai Todo Poderoso!

    ResponderExcluir
  4. Deus pai de misericórdia tenha compaixão de nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quando acordo rezo três ave Maria e Glória AO PAI/

      Excluir
    2. Eu quando acordo rezo três ave Maria e Glória AO PAI/

      Excluir

SEJA UM BENFEITOR!