segunda-feira, 19 de março de 2018

19 de Março dia de São José - Grandeza e Bondade de São José


Grandeza e Bondade de São José

  O filho menor de Jacó, acordando uma manhã, dizia a seus irmãos e a seu pai:"Sonhei uma belíssima coisa. Achava-me, não sei por que virtude, suspenso no meio do azul do céu : e eis que o sol, a lua e onze estrelas pararam em torno de mim, e me adoram". Depois de o escutarem, todos arregalaram os olhos e não compreenderam o significado: aquele menino viria um dia a ser o vice-rei do Egito, e seu pai e sua mãe e seus onze irmãos prostrar-se-iam a seus pés implorando um pouco de pão e de misericórdia.
  O menino sonhador narrou ainda outra visão: "Estávamos no campo, num dia ardente de ceifa. Eu ceifava e vós também ceifáveis: quando eis que o meu feixe e levanta sozinho e fica ereto, enquanto os vossos, curvados em torno dele, o adoravam ".
  Meio invejosos e meio irados, os irmãos desataram a rir. "Acaso serás o nosso rei? Acaso seremos os súditos da tua minúscula potestade ?"
  Não sabiam eles como o futuro daria razão a esses sonhos. Nos, porém, o sabemos pela Historia Sagrada. Mas também sabemos que José, filho de Jacó, não é senão uma imagem profética de José, o pai putativo de Jesus, o esposo da Virgem Maria. Foi para ele que de modo maior e mais verdadeiro se realizaram os sonhos do antigo José.
  Vidi quasi solem er lunam et stellas undecim adorare me. O sol da justiça e de verdade que ilumina todo homem que vem ao mundo é Jesus Cristo. A lua de graça e de candura é Maria; e na Sagrada Escritura Maria é dirá mais esplendida do que a lua. Pois bem, na quieta morada de Nazaré, Jesus e Maria curvavam-se obedientes ao aceno de José, chefe da Sagrada Família, e veneravam-no afetuosamente.
 Vidi consurgere manipulum meum er stare; vestrosque manipulos circunstantes adorare. A igreja é semelhante a um amplo campo pronto para a sega: São José, patrono da Igreja universal está ali de pé, no meio, para guardá-la e abençoá-la; enquanto para em torno dele acorrem de toda parte os fiéis.
  Oh! como é grande, como é bom São José! Da sua Grandeza e da sua bondade devemos falar hoje, que é sua festa.




(Pensamentos sobre os Evangelhos e sobre as festas do Senhor
e dos Santos, Padre João Colombo)

1- Toque no nome, e automaticamente irá para a postagem: gradeza de São José.
2- Toque no nome, e automaticamente irá para a postagem: Bondade de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!