quinta-feira, 24 de maio de 2018

Como organizar um Altar Familiar


Como deve ser ornado o lar?


Devem expor-se à vista da criança os objetos mais próprios à elevação dos pensamentos e formação do coração:
1º Imagens de piedade;
2º Quadros morais e patrióticos;
3º Livros e jornais católicos




1º Imagens de piedade


Quais devem ser, sob o ponto de vista da educação, os primeiros ornamentos da casa?

O crucifixo deve estar colocado nos lugares mais frequentados da casa.

Pelo menos, na sala onde se reúnem com mais frequência, deve haver algumas imagens bem escolhidas: um exemplo, da Santíssima Virgem, de São José, da Sagrada Família ou dos santos padroeiros.


Que precauções se devem tomara respeito das imagens religiosas?

1º) É preciso escolher imagens perfeitas e rejeitar, sem piedade, essas representações grotescas, ridículas, deformadas por gosto, e que se multiplicam sob pretexto de boa venda ou com um destino particular: "Isto é para crianças!" costuma dizer-se.

Muitas vezes, perguntamos a nós mesmos se certas estátuas e certas imagens não foram postas em circulação pelo diabo com maléfica intenção sobrenatural.




2º) É preciso ser piedosaSe lhes faltam a inspiração religiosa, é necessário que, ao menos, guardem o respeito das conveniências, e que não dêem, aos santos e as santas, atitudes que no-las façam repudiar com horror!

"Já vistes, por exemplo, numa oficina dum pintor, uma Santa Cecília? É uma mulher qualquer, sempre bela, bem entendido; passeia os dedos sobre as cordas duma harpa, duma lira, talvez duma guitarra, ou sobre o teclado dum piano; a boca entreaberta, os olhos levantados para o céu e a cabeça circundada duma auréola dão-lhe um ar inspirado (porque a auréola é, para o artista, o sinal inevitável da santidade). E o pintor vos dirá com o ar mais grave deste mundo:

- Aqui está a Santa Cecília que deseja.
- Mas, observareis, Santa Cecilia andava, com certeza, menos decotada. É provável que nunca expussesse à vista as espáduas nuas e alvas, como agora vejo.
- Tenho a certeza, replicará o pintor, de que é uma santa Cecília. Ninguém o sabe melhor do que eu, porque fui eu mesmo que a fiz.
Que se há-de responder? Inclinarmo-nos e fingirmos que acreditamos, se assim o entendermos." (Deposier, ob. cit, p 79-80)








2º Os quadros morais e patrióticos



Que se deve entender por quadros morais e patrióticos?

- É preciso compreender que tudo o que se apresenta aos olhos da criança(estátuas, imagens, gravuras, quadros, cromos, etc.) deve ter o cunho de nobreza, de grandeza, de beleza; deve pretender servir de ilustração aos conselhos do pai e da mãe, e gravar-se na memória da criança como uma recordação digna de estima e um incentivo de virtude.







3º Os livros e os jornais católicos


A questão dos livros e dos jornais é assim tão importante?

- Sim, mais do que geralmente se pensa. Se há tantos católicos anemicos e ilógicos, é porque não iluminam  o seu espírito com a verdadeira luz; porque não aquecem o coração a uma chama santa; porque não alimentam a alma com o pão da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!