sábado, 5 de maio de 2018

MÊS DE MARIA: QUARTO DIA SOBRE O AUGUSTO NOME DE MARIA


[MÊS DE MARIA: QUARTO DIA]
ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DO MÊS
Oração preparatória
Abri, Senhor, a minha boca para louvar o vosso Santo Nome. Purificai também o meu coração de todos os vãos, perversos e estranhos pensamentos, iluminai meu entendimento, inflamai minha vontade para que digna, atenta e devotamente possa fazer esta devoção e mereça ser atendido diante de vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.
V. Sede em meu favor, Deus onipotente.
R. Em me socorrer sede diligente.
V. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo também.
R. Como era no princípio, seja agora e sempre. Amém.
Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
V. Senhor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
ORAÇÃO
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a iluminação do Espírito Santo, fazei que nos regulemos segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Oração de São Bernardo à Santíssima Virgem
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido à vossa proteção, implorado vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois com uma igual confiança a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro. De vós me valho; e gemendo com o peso de meus pecados, me prostro a vossos pés. Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado; mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
Ato para antes da meditação
Eu estou na presença de Deus. Ele me vê, me ouve e penetra até o íntimo de minha alma, descobrindo nela os meus mais recônditos pensamentos e afetos. Ah, como poderei sustentar a face do Deus de toda a santidade? Sendo tão miserável pecador, quando penso em minhas numerosas infidelidades, em tantos e tão enormes atentados que tenho cometido contra o meu Criador, o temor e o remorso se apoderam de mim e quase não me atrevo a levantar os olhos para o céu… A vós me socorro, ó divina Maria. Por toda a parte vos ouço chamar o refúgio dos pecadores, a consolação dos aflitos, a Mãe de misericórdia; sede pois o meu refúgio, minha esperança, minha Mãe, e alcançai-me o perdão de vosso adorado Filho.
Piedosíssima Virgem, bem conheceis minha ignorância e fraqueza. Sem os auxílios da graça não sou capaz de bem algum; nem mesmo posso ter um bom pensamento, nem excitar um bom sentimento em minha alma. Dignai-vos, vós mesma ensinar-me a orar. Afastai de mim todas as distrações, derretei o gelo de meu coração, inspirai-me atenção, recolhimento e fervor para fazer bem esta oração.
Sobre o augusto nome de Maria
1. Nome saudável;
2. Nome glorioso;
3. Nome respeitável.
Primeiro Ponto: Nome saudável
Não podia a Mãe de Deus, diz São Bernardo, ter um nome que melhor lhe conviesse, nem que melhor significasse suas grandezas, excelência e dignidade, do que o nome de Maria. Este nome misterioso significa em hebraico estrela do mar. Maria é, com efeito, a nossa estrela, a nossa luz, o nosso farol, a nossa guia no mar tempestuoso deste mundo. Ó, homem, quem quer que sejas, exclama o mesmo Santo Padre, queres evitar um triste naufrágio? Volta-te para Maria, fita os olhos nesta estrela benéfica. Nas tentações e nos perigos, olha para a estrela, invoca a Maria. Se te achas agitado pelas ondas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha para a estrela, invoca a Maria. Em todos os perigos, em todos os reveses, nas mais penosas extremidades da vida, pensa em Maria, invoca a Maria, Esteja o seu santo nome sempre na tua boca, esteja sempre no teu coração. Seguindo-a, não te perderás; implorando-a, não te entregarás à desesperação; se ela te sustentar, não cairás; se te proteger, nada terás que recear; se te for favorável, chegarás ao porto da salvação.
Segundo Ponto: Nome glorioso
O nome de Maria também significa Soberana Senhora. Ela é com efeito a Rainha do universo, a Soberana dos Anjos e dos homens; é nossa Soberana, nossa Senhora por excelência e por uma singular prerrogativa. Neste sentido é que todos os povos comumente lhe chamam Nossa Senhora. Em toda a parte o preclaro nome de Maria traz consigo o mesmo caráter de grandeza e anuncia o poder e glória daquela que com ele se enobrece. Preenchei, Virgem Maria, preenchei toda a extensão do vosso nome; sede respeitada no Céu, reverenciada na terra, temida nos infernos. Reinai abaixo de Deus, sobre tudo o que é a inferior a Deus; reinai principalmente em nossos corações. Sede nossa consolação nas penas, força em nossas fraquezas, conselho nas dúvidas e nossa esperança na hora da morte.
Terceiro Ponto: Nome respeitável
“O Céu e a terra, bem-aventurada Maria, diz São Francisco, não reconhecem nome algum depois do de vosso caro Filho, que procure aos homens mais graças, que nutra mais sua esperança e que lhes faça gozar mais doçuras, do que o vosso nome”. — “Feliz daquele que respeita e ama o vosso nome, ó Virgem Santíssima, diz São Boaventura. Vosso favor o sustentará em suas penas e produzirá nele frutos abundantes”. Ó nome augusto de Maria, ninguém pode pronunciar-te sem sentir consolação. Quão glorioso, quão admirável é o vosso nome, ó minha querida Mãe! Sua força dissipa e vence as tentações do inferno. Ah, celeste Maria! Se eu vos tivesse sempre invocado em minhas tentações, não teria caído em tão enormes pecados. Daqui em diante não deixarei de implorar o vosso socorro em todos os perigos, e espero que me defendereis contra os assaltos de todos os inimigos de minha alma.
ORAÇÃO
Ó Santíssima e Amabilíssima Virgem Maria, não pode a boca pronunciar vosso nome, sem que o coração se sinta abrasado em amor vosso. E aqueles que vos amam não podem pensar em vós sem que se sintam movidos a amar-vos cada vez mais. Ó poderosa Rainha, fortalecei nossa fraqueza, alcançai-nos as graças que tanto havemos mister neste vale de lágrimas. Ah, quem é mais próprio para falar a Deus em nosso favor do que vós, que gozais de tão perto sua divina presença? Falai por nós, ó Rainha e advogada nossa! Falai, porque vosso divino Filho vos atende e de certo alcançareis para nós tudo quanto lhe pedirdes. Mas a grande, a principal graça que vos pedimos alcanceis deste Filho amado em nosso favor, é que o amemos com todo nosso coração nesta vida, para conseguirmos a ventura de o amar eternamente no Céu.
EXEMPLO
Devoção ao Santo Nome de Maria
O Santo Nome de Maria foi antigamente tão venerado em certos países, que era proibido às mulheres o tomá-lo. Temia-se, por assim dizer, profanar o nome da Mãe de Deus, caso se desse a outras criaturas. Afonso IV, rei de Castella, estando para desposar-se com uma jovem Moura, declarou que o não faria, senão com a condição de que não havia de tomar no batismo o nome de Maria. Casimiro I, rei da Polônia, que se desposou com Maria, filha do Duque da Rússia, exigiu que a princesa mudasse para outro o seu nome de Maria; e segundo o costume estabelecido naquele reino, mulher nenhuma se podia chamar Maria. Este uso já não subsiste. Pelo contrário, por devoção à Mãe de Deus, e para se colocarem debaixo de sua proteção de um modo especial, é que tantas pessoas tomam hoje o nome de Maria. Por certo serão felizes, se não contentes de ter o nome da Rainha do Céu, trabalharem também por imitar suas virtudes.
Santo Estevão, rei de Hungria, não menos célebre por sua terna devoção à Santíssima Virgem, do que pelas qualidades verdadeiramente reais, que levou ao trono, tinha um tão profundo respeito para com o sagrado nome de Maria que nem ousava pronunciá-lo. Chamava-lhe de ordinário a grande Senhora. Todos seus vassalos, imitando este exemplo, lhe davam o mesmo título; e se acontecia que em sua presença se proferisse o santo nome de Maria, todos no mesmo momento caíam de joelhos e se inclinavam até ao chão para mostrarem a grande veneração em que tinham tão augusto nome.
O Beato Hermano, segundo refere Surio, pronunciava muito frequentemente o santo nome de Maria, e esta prática lhe produzia efeitos prodigiosos. Quando estava só, prostrava-se por terra, e nesta posição se comprazia em repetir sem cessar: Maria!… Maria !… Maria !… Um de seus amigos, que era também muito devoto da Santíssima Virgem, encontrando-o em um desses momentos que ele consagrava a honrar o nome de sua amável Mãe, ficou admirado de o ver tanto tempo e tão profundamente recolhido. “Que fazeis desse modo, lhe diz, e que sentimentos vos ocupam?” — “Colho, respondeu Hermano, mas com uma incrível consolação, colho os frutos deliciosos do nome de Maria. Quando o pronuncio, parece-me que todas as flores, todos os mais raros perfumes se reúnem em torno de mim para embalsamar o ar, ao mesmo tempo que uma certa virtude, que eu ignoro, enche o meu coração de uma celeste alegria. Aqui descanso de todos os meus trabalhos, esqueço todas as amarguras da vida. Quisera, se fora possível, não sair nunca desta posição, nunca cessar de repetir o santo e amável nome de Maria”. (Anno Christão)
PRÁTICA
Imitando os fervorosos servos de Maria, pronunciai muitas vezes seu santo nome com amoroso respeito.
JACULATÓRIA
Ó Maria, ó nomen, sub quo nomini desperandum!
Ó Maria! Ó nome debaixo de cuja proteção ninguém deve perder a confiança.
Ato para depois da meditação
Bendito sejais, meu Deus, pelas graças que acabais de conceder-me durante esta oração, pelas luzes e bons pensamentos que nela me destes, pelas santas impressões com que movestes meu coração, pelas saudáveis resoluções que me inspirastes. Perdoai-me as distrações, as negligências, a tibieza e a resistência à vossa graça, de que me tornei culpado. Virgem Piedosíssima, minha boa e terna Mãe, eu me lanço com uma inteira confiança em vossos braços, para achar em vosso coração um asilo seguro contra todos os perigos a que poderei achar-me exposto. Tomai-me debaixo de vossa proteção; vigiai em minha defesa; trazei-me à memória muitas vezes as minhas resoluções e alcançai-me a graça de as praticar fielmente.
ANTÍFONA
V. Toda sois formosa, ó Maria.
R. Toda sois formosa, ó Maria.
V. E não vos manchou o pecado original.
R. E não vos manchou o pecado original.
V. Vós sois a glória de Jerusalém.
R. Vós sois a alegria de Israel.
V. Vós sois a honra do vosso povo.
R. Vós sois a advogada dos pecadores.
V. Ó, Maria!
R. Ó, Maria!
V. Virgem prudentíssima.
R. Mãe clementíssima.
V. Rogai por nós.
R. Intercedei por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo.
V. Fostes, ó Virgem, imaculada na vossa Conceição.
R. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes à luz.
OREMOS
Ó, Deus que preparastes uma digna morada para vosso Filho, pela imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de toda a culpa, pela previsão da morte do mesmo seu Filho, concedei-nos pela intercessão desta Senhora, que purificados de toda a mácula, cheguemos a gozar a vossa vista. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai do Céu, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Mãe de Jesus Cristo.
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intemerata,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso digno de honra.
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim.
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do Céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos Cristãos,
Rainha dos Anjos,
Rainha dos Patriarcas,
Rainha dos Profetas,
Rainha dos Apóstolos,
Rainha dos Mártires,
Rainha dos Confessores,
Rainha das Virgens,
Rainha de todos os Santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao Céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da Paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi- -nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, tende piedade de nós.
ANTÍFONA
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia…
OREMOS
Infundi, Senhor, como vos suplicamos a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo cremos na encarnação do vosso Filho, pela sua paixão e morte de cruz sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.
R. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM BENFEITOR!